Como Usar o Entusiasmo Para Turbinar O Seu Propósito

entusiasmo e metas

Você é uma daquelas pessoas que quando decide uma coisa, coloca todo o seu gás nas primeiras duas semanas e, depois, abandona tudo? Ou que até sabe onde quer chegar, mas só de pensar em todo caminho a percorrer já fica cansado?

Pois é, o segredo está em trocar a sua motivação por entusiasmo. Calma, eu explico.

Só motivação não funciona

Primeiro de tudo, para você alcançar alguma coisa na vida, você precisa querer de verdade. Precisa sentir uma vontade que vem de dentro, do seu querer genuíno. Precisa achar a sua motivação para vencer.

Por exemplo, seu chefe lhe dá uma nova meta, mas, ao invés de se sentir animado para alcançá-la, você lembra de todo trabalho que precisa ser feito e já dá vontade de pedir demissão. Nesse momento, passa pela sua cabeça um filme de como seria se você largasse o emprego agora. Mas percebe que essa não é uma opção e se força a voltar a trabalhar.

Quando esse desânimo acontece, mostra que você não está enxergando um motivo real para estar se esforçando. Você não está fazendo isso por você, pois bater essa meta não é o seu objetivo. Seu objetivo é ter dinheiro no final do mês, por exemplo.

É justamente por isso que é tão difícil ter motivação no trabalho. Sua vontade de trabalhar depende de estímulos externos como, neste caso, receber seu salário para pagar contas e, talvez, fazer algo divertido. E assim funciona a motivação para a vida, em geral. Enquanto você estiver fazendo as coisas por razões externas, nunca vai se sentir realmente motivado. 

O segredo é encontrar uma motivação interna. Algo pelo qual você acorda para realizar porque é o seu propósito. E, na verdade, essa motivação emocional tem outro nome: entusiasmo.

Diferença entre motivação (significado da palavra) e entusiasmo

Podemos dizer que motivação é o motivo para ação. Pelo dicionário, é o ato ou o efeito de motivar.  

Já o entusiasmo é a energia dentro de você. A palavra vem de theos, que é literalmente “em Deus”. Na Grécia Antiga, theos era atribuído àqueles que nas corridas davam um algo a mais e chegavam em primeiro lugar. Aquelas pessoas tinham theos. E daí surgiu a palavra entusiasmo: pessoas que têm Deus dentro delas. 

O que é entusiasmo pra você

É importante você entender que o entusiasmo é um estado de espírito, uma forma de pensar. É a maneira como você está vibrando e se conectando. Portanto, o que é entusiasmo para você? O que dá energia para você? Você tem se conectado às fontes certas de energia?

O contrário também é verdadeiro!  Pense agora no que tira o seu entusiasmo como, por exemplo, a crítica ou pessoas negativas à sua volta. Fique atento a essas coisas. Quando elas tiram o seu entusiasmo, significa que você está se conectando a essas energias.

Qual é o volume do seu entusiasmo hoje? A questão é: você pode ter controle sobre ele. Para isso, precisa se conectar a coisas e atividades que recarreguem a sua energia. Por exemplo, estar perto da natureza, praticar exercícios físicos, ter momentos de autocuidado, brincar com seu animal de estimação ou estar perto da família ou amigos. 

Agora que você sabe como recarregar sua energia e está cheio de entusiasmo, precisa direcioná-lo para algum lugar. Você precisa caminhar em direção ao seu propósito. Para isso, precisa de metas.

O poder da meta

As metas são o que dão sentido para a nossa vida. Todos nós precisamos saber porque acordamos todos os dias, porque fazemos o que fazemos e onde queremos chegar com isso. Quando você ajusta a sua vibração nessas metas, suas conquistas vêm como consequência. 

Esse é o poder da meta, que forma um ciclo. Você direciona sua energia para a direção certa de acordo com o seu propósito. Sentir que você está cada vez mais próximo do seu objetivo lhe dá energia. E essa energia é usada para acordar no próximo dia e colocar em prática mais uma meta. Sendo assim, o primeiro a fazer é construir a sua meta pessoal de curto a longo prazo.

Como construir sua meta

Um jeito fácil de definir metas é separar sua vida por áreas e, depois, criar metas claras, específicas e objetivas para cada uma delas. Basicamente, são quatro principais áreas: pessoal, profissional, relacionamentos e qualidade de vida. 

Dê notas para cada seção da sua vida, assim você vai saber quais precisam de mais atenção e prioridade. Feito isso, estabeleça metas a alcançar em três meses, que são as de curto prazo e, em seguida, em três anos, que são as de longo prazo.

Não se preocupe em estabelecer exatamente o que você quer alcançar. Metas precisam estar constantemente sendo ajustadas à medida que vamos conquistando e criando entendimento sobre o que queremos.

Outra estratégia é fazer isso em uma tabela como essa:

Dia 1Dia 2
Nome
Como é hoje
Como deveria ser
Principais desculpas

Identifique as barreiras

Uma coisa muito importante para conquistar as metas é identificar as barreiras e nossos pontos de autossabotagem, assim você cria um plano de ação, caso aconteça. Portanto, para cada meta pense nas barreiras que você vai enfrentar e em como contorná-las.

Como montar a estratégia para você bater sua meta

Definidas as estratégias, você precisa precisa de uma estratégia para batê-las. Existem algumas ferramentas que podem lhe ajudar neste processo, como o cartão de intenções e exercícios de ancoragem.

  • Cartão de intenções:

Para o cartão de intenções, pegue um papel do tamanho de um cartão de crédito ou da sua identidade e escreva nele as suas intenções ou metas de vida. Não coloque ali mais de três metas para não confundir. E carregue-as sempre com você, para não esquecê-las. Reserve um momento do dia reler e se conectar a elas.

  • Ancoragem:

No exercício de ancoragem, você viaja no tempo e imagina a sua meta como se já estivesse acontecendo. Nesse momento, mentalize uma cor, uma música ou uma frase. Depois, volte para o tempo presente e escreve essa ancoragem.

Então, feche os olhos e imagine uma única meta acontecendo. Imagine, enxergue, sinta ou perceba – cada um tem seu mecanismo – que essa meta está realizada e você está muito feliz. Feito isso, respire fundo e pense em uma única palavra que vem na sua cabeça. Seja a palavra que for, quanto mais específica melhor. Mantendo os olhos fechados, você vai imaginar que existe uma cor que represente esta sua vitória.

Escreva essa palavra e essa cor no cartão de intenções. Assim, toda vez que você ler essa meta, a palavra e a cor, vai ser transportado para a vibração da vitória de tê-la alcançado. Faça isso todos os dias.

  • Listagem:

Outra estratégia é fazer uma listagem de todas as suas ações, assim você tem clareza do que deve ser feito. Não esqueça de colocar um prazo para começar e terminar em todas elas.

Liste suas ações

1 –

2 –

3 –

4 –

5 –

Quando eu mereço?

Competências necessárias

Uma coisa importante é você estabelecer metas realistas, que estão dentro das suas competencias e habilidades. Não adianta você colocar como meta virar gestor na sua empresa se você não sabe liderar, por exemplo.

A competência indica aptidão, conhecimento ou capacidade em alguma área específica. A palavra “competência” está associada à qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver determinado assunto ou realizar determinada tarefa.

Tenha também em mente as suas competências comportamentais, que são as suas atitudes e comportamentos no trabalho, por exemplo. É o que o motiva a colocar em prática a habilidade de um determinado conhecimento, contribuindo assim para a realização de uma atividade.

O poder do networking

Outra coisa que ajuda você a conquistar suas metas é o criar um networking, que nada mais é do que trabalhar a sua rede de contatos. Ter uma rede de relacionamentos ajuda em diferentes aspectos, como obter informações, detectar oportunidades e, até, desenvolver a carreira.

Para começar, praticar networking não é simplesmente realizar uma troca de cartão de visita. É muito mais. É estabelecer novas conexões, criar novos canais para sua empresa, estar atento a novas oportunidades. Leve em conta os seus valores, paixões e atributos pessoais.

Quando você está em busca do seu propósito, por exemplo, um jeito perfeito de criar networking é fazer parte de plataformas voltadas ao desenvolvimento pessoal e espiritual, como a Iniciados, que reúne milhares de pessoas do Brasil inteiro com conteúdo que estimulam seus membros a irem cada vez mais longe. Lá você estabelece relações alinhadas ao seu propósito de crescer, com quem realmente apoia seus objetivos.

Comunicação Poderosa

Uma ferramenta fundamental para criar conexão entre pessoas é a comunicação. É através da comunicação que você se conecta e chama a atenção do outro. Se você dominar a comunicação, você transforma seus resultados. O que você diz, a maneira como você se veste, a sua postura… tudo comunica por você.

Você já ouviu aquela frase “vista-se de acordo com a posição que você almeja”? Está relacionada ao fato de que é você quem cria a sua realidade, agindo e se portando conforme onde quer chegar. E a sua comunicação faz parte disso, a falada e a não falada.

Autoconfiança (seu maior poder)

Agora, vem uma parte fundamental na conquistas de suas metas: a autoconfiança. Ainda está relacionada à comunicação, pois quando você está confiante, as outras pessoas percebem isso em você.

O poder da autoconfiança está na fé em si mesmo. O quanto você acredita que é capaz de realizar suas metas? Para alcançar isso, será necessário desenvolver a autoconfiança. 

Lembra que nós falamos sobre definir apenas metas que estejam dentro do seu escopo de habilidades? Se você sabe o que quer e tem as ferramentas certas para conquistar, a falta de fé em você mesmo é a única coisa que pode lhe parar.

Coragem é um sinônimo de autoconfiança, esse é o seu maior poder. E o contrário disso é medo, seu maior inimigo. Muito do que você quer só não está acontecendo porque você não tem coragem, portanto, desenvolva a sua, seja autoconfiança profissional ou para a vida.

Saiba como funciona o modelo SMART

Metas SMART é o nome de uma metodologia que estabelece critérios para a definição de objetivos e metas, as quais se baseiam em 5 fatores: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal).

Você pode ter meta SMART pessoal, profissional e até mesmo corporativa. Ao seguir tais diretrizes, é possível definir uma meta de maneira inteligente, que é justamente o significado em inglês da palavra smart.

O primeiro passo é definir uma meta específica (S), como falamos anteriormente. Seus objetivos a serem alcançados precisam estar claros e simples. O segundo passo é torná-las mensuráveis (M), ou seja, poder acompanhar seu progresso e, ao final, identificar quando ela foi alcançada. Para isso, você pode criar um plano de ação traçando as barreiras, por exemplo, como também já falamos.

O terceiro passo é ter certeza de que o seu objetivo é atingível (A), se as suas habilidades estão de acordo com o que você deseja alcançar. O quarto passo é avaliar se a sua meta tem relevância (R). Um bom jeito de fazer isso é “dormir” com a ideia, deixando-a amadurecer e depois fazendo uma reavaliação para ver se ela continua entre as suas prioridades. Por último, estabeleça um tempo (T) para que ela aconteça, por isso é importante separá-las entre metas de curto e longo prazo.

Deixe aqui nos comentário o que você pensa sobre o assunto. Se gostou e quer saber mais, acompanhe nosso site. Toda semana temos conteúdos voltados à espiritualidade e ao desenvolvimento pessoal. Beijos de luzzz.