Ladrões Ocultos do Tempo que Sequestram a sua Produtividade

ladrões de tempo

Já teve a sensação de que o dia não tem horas suficientes para você fazer tudo o que gostaria? Pois é, ser uma pessoa produtiva não é algo simples. Existem muitos fatores que atrapalham a nossa produtividade e roubam o nosso tempo. 

Mas você já pensou em ser uma pessoa que produz em 4h o que normalmente seria concluído em 8h? Isso é possível e nós te mostramos como!

O que é produtividade

Muitas pessoas pensam que produtividade é a capacidade de produzir muito, seja no trabalho, nos estudos ou na vida pessoal. Na verdade, produtividade é o poder de gerir o que é produzido com relação aos insumos utilizados ou quantidade de tempo investido no processo.

Em outras palavras, enquanto que a produção é a consequência do que foi produzido, a produtividade é a habilidade de aumentar a capacidade de produção reduzindo, ao mesmo passo, o tempo de produção e os recursos utilizados. Entendeu?

Como ser mais produtivo

Todo mundo consegue ser mais produtivo. Existem alguns fatores que impactam diretamente na sua produção, como a sua organização, gestão do tempo, foco, disciplina e concentração. Você vai ver que uma coisa impacta na outra e que todos são necessários para melhorar sua produtividade.

Antes deu tudo, o primeiro passo é perceber quais são as suas dificuldades ao produzir. Por exemplo, você se distrai facilmente, se prende a pequenos detalhes sem importância ou tem dificuldade em estabelecer prioridades? Existem dezenas de razões, por isso, comece se observando.

Outra coisa que influencia e você deve prestar atenção são os seus períodos de produtividade, como o turno da manhã ou à noite. Além disso, uma boa noite de sono e uma mente tranquila são fundamentais.

Como ser mais produtivo no trabalho

Quando falamos de produtividade no trabalho, o primeiro passo é você ser orientado para os resultados. Tenha muito claro seus objetivos em cada tarefa e o que você deseja alcançar em cada um. 

Comece com uma lista de tudo que precisa fazer no dia, por ordem de prioridade. Use marca-textos coloridos para sinalizar o que precisa de atenção. Não adie tarefas, faça na ordem estabelecida, assim você força o seu cérebro a seguir uma ordem e evita a procrastinação.

Como ser mais produtivo nos estudos

Arrisco dizer que o maior inimigo da produtividade nos estudos é a autossabotagem, pois só depende de você. Então, aqui, a primeira dica é criar um ambiente propício para o seu desempenho.

Prepare um ambiente organizado, limpo, confortável, silencioso ou com sons ambientes estimulantes da concentração e relaxamento. Canetas coloridas e post it também dão um gás e deixam tudo mais bonito e organizado. Além disso, preste atenção na sua postura, pois contribui para diminuir o cansaço. Estudar em cima da cama, por exemplo, é péssimo para a coluna e ainda pode bater o sono.

Como ser mais produtivo e organizado

Algumas pessoas podem até dizer que se acham na própria bagunça. Mas a verdade é que é impossível ser produtivo sem organização. Você precisa enxergar o processo inteiro para ter clareza no que precisa ser feito e para colocar em prática com facilidade. 

Não saber onde anota as coisas e ter folhas soltas pela mesa gera um cansaço mental muito grande, além de perder tempo procurando. Por isso, procure se organizar.

Arrume sua mesa, jogue fora papéis velhos, passe para o computador informações importantes, tenha caneta e coisas de papelaria a mão (mas use um porta caneta ou deixe na gaveta), retire material empilhado de cima da mesa e tenha um lixo por perto. E dentro do seu computador, limpe sua área de trabalho e organize suas pastas. Depois de fazer tudo isso, você vai ver como a sua produtividade vai dar um salto.

Gestão do tempo e produtividade

O dia tem 24 horas, mas às vezes parece que não dá pra fazer nada além de dormir e trabalhar. Como mudar isso? 

A gestão do tempo é uma habilidade fundamental em todos as áreas da vida e é a base da produtividade. Embora essa seja uma preocupação comum no trabalho, pois ajuda a realizar mais tarefas dentro dos prazos, também impacta em como você vai aproveitar melhor seus momentos livres.

O que é gestão do tempo

Pode-se dizer que é um conjunto de estratégias usadas para ter melhor aproveitamento do seu tempo, como planejamento, definição de metas, prazos e prioridades. 

Faça uma lista com todas as suas tarefas. Tenha seus objetivos muito claros e, a partir deles, preveja todos os passos necessários para realizar. Assim, você consegue ver as metas a alcançar e ter o planejamento de tudo. Feito isso, estabeleça as prioridades e, em seguida, os prazos. 

Quando você aprende a gestão do tempo do trabalho, fica mais fácil ser produtivo. E aqui eu estou falando de pequenas atividades no seu dia, não apenas de grandes projetos. A gente precisa saber gerir nosso tempo a todo momento. 

Como ter mais tempo

Como vimos, produtividade não significa trabalhar por mais tempo, mas o contrário: é produzir mais em menos tempo para conseguir aproveitar com a sua família, se exercitar, ter hobbies e relaxar. 

Uma estratégia é eliminar os principais ladrões de tempo da sua vida. Existem dois tipos: os autogerados e os externos.

Ladrões de tempo autogerados: 

São aqueles que você mesmo gera na sua vida e, também, são os mais fáceis de controlar. Entre eles está a desorganização, o mau planejamento, não saber dizer não e a necessidade de centralização das tarefas.

  1. Desorganização: A desorganização causa cansaço mental e físico, além de estressar seu cérebro. Uma solução é ter um local próprio para colocar cada coisa.
  2. Planejar mal: Saiba quanto tempo você gasta em cada atividade para ter tempo hábil de realizá-las. E não esqueça de colocar margens de tempo entre cada compromisso, considerando deslocamento, imprevistos ou mesmo descanso.
  3. Nunca dizer não: ninguém consegue dar conta de tudo e muito pior do que dizer não é dizer sim, mas não conseguir entregar. Por isso aprenda a dizer não.
  4. Centralização: Existem tarefas que podem ser delegadas para que não fique tudo centralizado em você. Assim, é possível dar conta de tudo.

Ladrões de tempos externos:

Os ladrões de tempos externos são aqueles que você não pode controlar. Mas, você pode prevê-los para não ser prejudicado por eles. Entre eles estão as redes sociais, as interrupções e o tempo de deslocamento.

  1. Redes sociais: As redes sociais roubam muitas horas do seu dia. Por isso, escolha bem quem seguir nas redes, silencie grupos do WhatsApp e estabeleça horários para acessar o celular.
  2. Interrupções: Quando as interrupções são externas, a única coisa a fazer é tentar se prevenir silenciando o seu celular, por exemplo, ou combinando com seus colegas de trabalho momentos de concentração.
  3. Trânsito: A dica aqui é tentar aproveitar o tempo no carro para aprender uma língua nova com áudio livros ou tentar adiantar coisas do trabalho.

Como ter foco

Foco é outro fator determinante na sua produtividade. De nada adianta entender sobre a gestão de tempo se não conseguir ter foco, pois assim não se produz nada.  

Foco é a sua capacidade de se concentrar em uma única coisa. E isso por si só já não é fácil, com tantas informações e distrações ao seu redor. Como resultado, o tempo não rende e a qualidade de sua tarefa nunca é a melhor. 

Como ter mais foco 

Uma forma de dominar a mente e seus pensamentos para ter mais foco é praticando meditação. Meditar traz resultados como controle emocional e diminuição do estresse, além de aumentar a quantidade de neurônios no cérebro, o que fará com que você fique mais hábil em atividades que precisem de esforço intelectual. Independe de qual seja a sua meta, como ter foco nos estudos ou como ter foco na dieta, a meditação pode ajudar.

Como ter concentração

Outro fator que impacta diretamente na sua produtividade é a concentração. Você pode até dizer que consegue se concentrar em mais de uma coisa, mas como vimos, ter foco é primordial. Se você combinar a capacidade de gerir seu tempo, com foco e concentração, vai ser um mestre a arte da produtividade.

Concentração é a capacidade de manter-se atento por um período contínuo e consistente. Um desafio principalmente nos dias de hoje, porque nossa atenção está sempre concorrendo com notificações nos celulares e anúncios na internet, por exemplo. 

Acontece que, quando você está concentrado e focado, fica muito mais fácil ser produtivo. Está comprovado que a nossa concentração em uma única tarefa dura cerca de 60 minutos. Após esse tempo, é indicado que você levante, dê uma volta, mexa nas redes sociais para, então, voltar a se concentrar por mais uma hora.

Algumas coisas podem ajudar você, como ouvir musica para concentração. Existem algumas específicas para essa finalidade. Outra coisa que muitas pessoas buscam é remedio para contração, mas isso pode ser extremamente perigoso. Por isso, opte por alternativas naturais com o mesmo fim, como florais ou chás fitoenergéticos.

Como ter disciplina

Por último, ser uma pessoa disciplinada é um desafio, pois requer foco e constância. Mas o que é disciplina? Disciplina significado pelo dicionário é a obediência ao conjunto de regras e normas que são estabelecidos por determinado grupo ou pessoa.

Ou seja, se disciplinar é conseguir obedecer regras impostas por você mesmo para atingir um objetivo. É conseguir se manter na dieta para perder os quilos desejados ou estudar um número de horas por dia para passar em um concurso, por exemplo.

A disciplina é um fator decisivo na sua produtividade, pois ela dá a constância e a consistência dos seus esforços para alcançar o que você deseja. Aqui, a dica de como ter disciplina é uma só: mantenha seus objetivos em mente, assim você sabe o por quê do que está fazendo.

E aí, já se sente pronto para colocar tudo isso em prática e se tornar um mestre na arte da produtividade? No portal Iniciados, você tem esse e muitos outros conteúdos relacionados que ajudam você a se desenvolver em todas as áreas da vida.

Assista o vídeo abaixo e confira a história do Gregor Tavares, contando um pouquinho como o Portal Iniciados o ajudou a fundar um Grupo de Desenvolvimento em Xangai.

Deixe aqui nos comentário o que você pensa sobre o assunto. Se gostou e quer saber mais, acompanhe nosso site. Toda semana temos conteúdos voltados à espiritualidade e ao desenvolvimento pessoal. Beijos de luzzz.