A Liberdade de Viver o Seu Propósito de Maneira Universalista

liberdade de viver seu propósito

Todos nós temos um propósito ou uma missão de vida aqui na Terra. Depois que descobrimos qual é, ganhamos sentido e direção para tudo, como por que fazemos o que fazemos? Por que acreditamos no que acreditamos? Tudo tem uma justificativa e faz parte do que você se propôs a aprender aqui na Terra.

Muitas vezes, associamos propósito e missão de vida à religião justamente por elas responderem à essas perguntas. Mas a verdade é que está relacionado à espiritualidade, independente de quais dogmas você tiver.

O que é espiritualidade?

Espiritualidade não é uma filosofia, nem uma religião. É um estado de espírito: ou você é espiritualizado, ou não é. Quem segue a vida pelo espiritualismo acredita que para toda ação há uma reação e que a força do pensamento tem poder, ou seja, busca todas as forças que atuam sobre a vida. 

Enquanto que as religiões têm rituais, tradições e dogmas para quem deseja exercer a sua fé, a espiritualidade consiste em uma busca pela essência que está por trás da aparência. Em outras palavras, o que vale neste caso é o propósito ou intenção por trás da ação. Digamos que todas as religiões usam e moldam a espiritualidade de acordo com suas estruturas.

Nascimento das Religiões no Mundo

Desde os povos mais antigos, a religião era usada para explicar os fenômenos da natureza que ainda não se tinha uma teoria científica. Cada religião possui suas particularidades: suas histórias sagradas, seus símbolos, contos e seu próprio código de conduta.

A religião é um dos fenômenos mais importantes entre aqueles pertencentes exclusivamente ao ser humano. Toda cultura ou civilização, sem exceção, desenvolveu um sistema religioso, fosse ele mais elementar, como as religiões dos povos nativos da América e da Oceania, fosse mais complexo, como as religiões abraâmicas (derivadas do patriarca Abraão) médio-orientais: Judaísmo, Cristianismo e Islamismo.

E você sabe quantas religiões existem no mundo? Centenas, pois existem várias derivações. Mas as principais no mundo são: cristianismo (catolicismo, ortodoxo e protestantes), islamismo, hinduísmo, budismo e judaísmo.

O que é religião

A palavra “religião” tem origem da expressão latina “religio”. Existem debates a respeito do real significado desse termo. A interpretação mais aceita afirma que a palavra significa “religar”. Essa ideia faz menção ao fato de que, por meio da religião, o homem religa-se aos deuses e ao sagrado. Existem estudiosos, porém, que sugerem que o termo significa “reeleger”.

Trazendo o conceito de religião para uma visão mais moderna, a palavra faz referência ao conjunto de crenças e visões do mundo que forma as noções de espiritualidade e de sagrado do ser humano. Sendo assim, corresponde ao conjunto de crenças que faz o ser humano acreditar na existência de uma entidade ou ser superior.

O que é religião e tipos de religiosidade

Atualmente, existem diversas religiões no mundo, as quais podem ser classificadas em três diferentes grupos:

  • Politeístas: sistema religioso que possibilita a crença em mais de um deus.
  • Monoteístas: sistema religioso que possibilita a crença em apenas um deus.
  • Panteístas: sistema religioso que afirma que a força da natureza é a manifestação de uma divindade em si. Baseia-se, portanto, na crença em espíritos da natureza.

Como vimos antes, as principais no mundo são: cristianismo (catolicismo, ortodoxo e protestantes), islamismo, hinduísmo, budismo e judaísmo. 

Tipos de religião

  • Religião Africana – As religiões de matriz africana englobam manifestações culturais, religiosas e espirituais originárias do continente africano e que continuam sendo praticadas nesse continente nos dias atuais. No Brasil, as maiores religiões de origem afro são o candomblé e a umbanda. Dependendo da linha religiosa seguida, que varia de acordo com a região da África, adoram diferentes figuras, como Ogum e Oxum.
  • Religião Espírita – Diferente do espiritualismo, espiritismo é religião e doutrina. Ela foi revelada pelos espíritos superiores a Allan Kardec, que a codificou em 5 obras que orientação na religião. Diferente da religião católica, que acredita que Jesus seja filho de Deus, os espíritas acreditam que ele seja um espírito mais elevado na Terra. Mas, ainda assim, acredita e segue os ensinamentos de Jesus, sendo uma religião cristã. A religião espírita acredita na reencarnação e na evolução espiritual.
  • Religião Judaica – O judaísmo é a religião monoteísta mais antiga do mundo. Os judeus acreditam que Jeová seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco. Não há registros sobre crenças após a morte.
  • Religião Católica – O catolicismo é uma das mais expressivas vertentes do cristianismo e, ainda hoje, congrega a maior comunidade de cristãos existente no planeta. As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo. Além disso, o catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência dos céus, do inferno e do purgatório como diferentes estágios da existência póstuma.
  • Religião Evangélica – Outra religião cristã, as religiões evangélicas são as mesmas protestantes. Surgiram a partir de uma ruptura do teólogo alemão Martinho Lutero e a Igreja Católica, em 1517, durante a reforma protestante. o nome “evangélico” vem do fiel que se submete ao ensinamento contido nas “boas-novas” (evangelium, em latim) trazidas por Jesus. Após a morte, os evangélicos acreditam que seu espírito volta para Deus.

O que é universalismo

Como vimos, a espiritualidade é tratada pela maioria de forma religiosa, sempre vinculada à dogmas. E, na história da humanidade, nunca houve tanta liberdade para optar entre questões espirituais como temos hoje.

Hoje, cada vez mais, conseguimos ver que não há necessidade de intermediários entre nós e o Todo, Deus, o Grande Espírito. Não precisamos de crença religiosa quando existe um coração pulsante no peito! Nosso coração é a maior ponte de conexão com Deus, que é a única chave de acesso da qual necessitamos. Isso é universalismo.

O universalismo entende que cada ser está passando pelo seu próprio processo evolutivo. E que todos estamos sujeitos às mesmas leis universais como a Lei da Gravidade e a mesmo a Lei da Atração.

As Leis Universais

  • Lei da Gravidade: a lei da gravitação universal afirma que, se dois corpos possuem massa, ambos estão submetidos a uma força de atração mútua proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade. Traduzindo: essa lei ajuda a analisar o movimento dos planetas.
    • O Sol atrai os planetas;
    • A Terra atrai a Lua;
    • A Terra atrai todos os corpos que estão perto dela.
  • Lei da Atração: A Lei da Atração é uma lei natural assim como a lei da gravidade. Contudo, por não ser vista, sentido, medida ou analisada por qualquer equipamento é compreendida pelos céticos como inexistente.

De acordo com ela, tudo que existe em sua vida foi atraído até você por consequência dos seus pensamentos, emoções e sentimentos. O que você pensa e sente define a sua sintonia pessoal. Essa sintonia pessoal é o seu próprio magnetismo, que por sua vez atrai mais coisas, situações, pessoas e acontecimentos de igual padrão. 

Além disso, todo mundo pode trabalhar a espiritualidade em busca de evoluir. A missão de todo mundo aqui na Terra é aprender e se desenvolver.

Evolução Espiritual

Se todo mundo está aqui na Terra em busca de se desenvolver, como funciona a evolução espiritual na prática? Simples, tomando consciência das suas ações diárias, buscando sempre fazer o bem e ser uma pessoa melhor.

A evolução espiritual está diretamente ligada ao seu propósito, já que tudo leva para a mesma direção: se desenvolver espiritualmente e aprender. inic

Como viver o seu propósito

Tudo tem um propósito. Todas as pessoas quando reencarnam vem para Terra com a missão de evoluir, como vimos antes. E esse caminho até a evolução vem de diferentes formas, com diferentes missões a superar e vencer.

Entenda que propósito é diferente dos seus planos pessoais, como casar, comprar um carro, ter filhos, comprar uma casa, enriquecer, curar-se etc. Esses seriam os mesmos planos que o seu Eu Superior pede? Eles fazem parte do que a sua programação interior pede? Ou, se você for religioso e seguir os ensinamentos de Jesus, é o plano que Ele traçou para você? Qual é o propósito de Deus para você?

Pelo dicionário, propósito significado é aquilo que se busca alcançar, como um objetivo, ou aquilo a que alguém se propôs ou por que se decidiu. O que pela espiritualidade faz muito sentido, já que todos nós fizemos acordos sobre a vida que vamos ter na Terra.

Como fazer um propósito com Deus

Deus é aquilo que você escolheu como força superior maior. Então, independente da sua religião, o seu propósito nesta vida já foi traçado por você antes mesmo de nascer.

Agora, cabe a você se conectar à essa força e descobrir como cumprir da melhor forma o que você se propôs. Neste caminho você pode contar com pessoas que buscam por isso também. 

Para isso, você pode procurar por essas pessoas em grupos na internet, como no Facebook. Há também plataformas voltadas ao desenvolvimento pessoal e espiritual, como a Iniciados, que reúne milhares de pessoas do Brasil inteiro com conteúdo que estimulam seus membros a irem cada vez mais longe. 

Deixe aqui nos comentário o que você pensa sobre o assunto. Se gostou e quer saber mais, acompanhe nosso site. Toda semana temos conteúdos voltados à espiritualidade e ao desenvolvimento pessoal. Beijos de luzzz.